Blog

Pictogramas Olímpicos

08 AGO

Um dos elementos gráficos mais notórios nos jogos Olimpícos, tirando obviamente o logotipo criado para o evento, são os pictogramas. Usados para facilitar na comunicação geral do evento, sinalização dos locais que irão abrigar as competições, ingressos e outros materiais, os pictogramas são desenhos simplificados que por si só já trasmite a mensagem.

Começaram a ser usados já nos jogos de Berlim em 1936. Contudo, esse fato é ofuscado porque alguns dos elementos mencionavam o Terceiro Reich. É dito oficialmente que os pictogramas começaram a ser usados nas Olimpíadas seguinte, em Londres na edição de 1948. Na ocasião, os pictogramas foram usados apenas para identificar as modalidades esportivas.

O grande salto no desenvolvimento dos pictogramas aconteceu em 1964 nas Olimpíadas de Tóquio. Criaram uma identidade mais abrangente com tipografia, paleta de cores e símbolos que seriam usados durante o evento e pelos meios de comunicação.

A criação japonesa ficou por conta da equipe de designers liderado por Katsumi Masaru e inspirado pelo desenvolvimento da linguagem de design que estava acontecendo em Viena, por Otto Neurath e Gerd Arntz. Inclusive, os dois são conhecidos por terem sido os criadores do sistema de pictogramas isotype.

A simplicidade e padronização da linguagem isotype foi uma forte influência para os pictogramas dos jogos seguintes, 1968 no México e 1972 em Munique. Em 1968, os pictogramas foram criados com base na arte folclórica mexicana e também sofreram influência da psicodelia dos anos 60.

Identidade das olimpíadas - México

Na última versão das Olimpíadas de verão – Londres de 2012, foi apresentada uma nova família de pictogramas, mas dessa vez com duas versões diferentes. Em uma delas sua construção é sustentada por traços de cores diferentes e que traz maior dinamismo. Suas cores são uma referência direta à bandeira britânica e suas linhas aos desenhos do clássico metrô inglês.

Pictogramas divulgados para as Olimpíadas de Londres 2012

Comunicação externa e sinalização:

pictografias olimpiadas londres sinalizacao pictogramas londres 2012 aplicados pictogramas olimpiadas londres sinalizacao pictogramas olimpíadas 2012 espaço aberto

Divulgação e materiais diversos

Aplicação de pictogramas nas Olimpíadas de Londres 2012 Aplicação de pictogramas nas Olimpíadas de Londres 2012 Aplicação de pictogramas nas Olimpíadas de Londres 2012

Comparação entre os diferentes pictogramas usados nas últimas Olimpíadas

Fizemos uma comparação entre os diferentes pictogramas usados nas últimas edições das Olimpíadas de verão. Podemos notar a variação de estilos, construção e influências culturais e estilos utilizados nos desenhos.

Notamos claramente que a figura do homem ocupa o espaço principal nas formas, variando apenas sua atividade e posição espacial. A partir das edições de Sidney em 2000, podemos notar uma maior influência cultural dos países sede. Sidney utilizou a forma do bumerangue na construção da figura humana; Atenas se beneficiou das formas, cores e desenhos da sua cultura milenar; idem para Pequim com seus desenhos lembrando as imagens que encontramos nos primórdios da humanidade.

Podemos notar também a evolução do design gráfico pelos desenhos e reflexões feitas e também a evolução das modalidades nos jogos. Novos esportes são incluídos e outros eliminados a cada quatro anos, assim novas famílias de pictogramas são criadas.

Comparação dos pictogramas usados nas Olimpíadas desde 1964

Se quiserem ver um quadro completo da comparação feita acima, colocamos disponível um arquivo com todos os pictogramas juntos. Clique aqui para visualizar. Esperamos que gostem!

Tags:    /    /    /    /  

Gostou? Tem uma opinião? Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *