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Interbrand | As marcas mais valiosas de 2011

10 JUL

Interbrand - As marcas mais valiosas em 2011

A consultoria Interbrand divulgou em outubro do ano passado o ranking de 2011 das marcas mais valiosas do mundo. A lista começa novamente com destaque para a Coca-Cola, que lidera a lista pelo 12º ano consecutivo. Seguindo a tendência, sete marcas entre as 10 primeiras são da área de tecnologia (seis no ano de 2010).


Mas as marcas que mais ganharam valor foram: Apple (8ª posição) com aumento de 58%, Amazon (26ª posição) com aumento de 32%, Google (4ª posição) com aumento de 27%, Samsung (17ª posição) com aumento de 20% e Burberry (95ª posição) com aumento de 20%.

O documento coloca destaque para algumas marcas a se observar. Na China, em que as empresas começaram a migrar da quantidade para a qualidade, as marcas vistas com futuro são Geely, Brilliance, e Jac Motors no setor automotivo (Jac Motos já com presença no Brasil); Li Ning e Anta em materiais esportivos; Haier e Lenovo em eletrônicos. No Brasil, a Interbrand destaca a Petrobras, segunda maior petroquímica do mundo; Itaú, um dos mais fortes e grandes bancos do mundo e a marca mais valiosa do Brasil; Natura, a marca número um em beleza. Essas marcas não só tem forte presença no Brasil, mas intenção de crescimento em outros mercados.

Veja abaixo a lista dos principais destaques ou faça o download da pesquisa na íntegra.

1ª posição – Coca-Cola

coca-cola - as marcas mais valiosas em 2011

A fabricante de bebidas e líder por 12 anos consecutivos na pesquisa obteve um crescimento de 2% em cima de seu valor de mercado do último ano para cá e acumulou US$ 71,861 bilhões.

2ª posição – IBM

ibm - as marcas mais valiosas em 2011

A grande marca do setor de tecnologia teve um aumento de 8% (7% em 2010) no valor de sua marca, chegando aos US$ 69,905 bilhões.

A IBM celebrou seu centenário em 2011 e seguiu forte esse ano. Fez 108 aquisições estratégicas nos últimos 10 anos para reforçar seu portfolio e continuar sua evolução contínua do hardware para o serviço e do conhecimento para a inovação. Através desta jornada, a marca se reinventou mais de uma vez, fazendo um grande trabalho na antecipação de áreas com grande potencial de crescimento. Hoje, a IBM ajuda seus clientes a atingir flexibilidade e vantagem competitiva para ter sucesso na economia interligada.

3ª posição – Microsoft

microsoft - as marcas mais valiosas em 2011

Outra grande marca do setor de tecnologia, a Microsoft teve uma queda de 3% e sua marca foi avaliada em US$ 59,087 bilhões (contra US$ 64,727 bilhões de 2010).

Ainda que a Microsoft siga dominando o mercado de sistema operacional doméstico o mundo segue em direção a mobilidade. Hoje o Android e o iOS são os sitemas mais fortes para tables e celulares. A Microsoft recentemente tem focado seu tempo no lançamento de produtos classificados como defensivos, por exemplo: lançamento do Xbox para competir com o Sony Playstation, buscador Bing para competir com o Google, lançaram o Windows 7 para competir com o Linux e OSX Snow Leopard, atualizar outros softwares como o Visual Studio, Microsoft Office e Microsoft DirectX.

4ª posição – Google

Grandes marcas mundiais - Google

A gigante Google obteve um grande crescimento de 27% (ainda que em 2010 tenha sido de 36%) chegando ao valor de US$ 55,317 bilhões.

A Google continua crescendo e nada parece ser capaz de pará-la. Entre as 10 maiores empresas, perdeu apenas para a Apple em crescimento no ano de 2011. Mesmo sendo umas das maiores empresas de tecnologia do mundo, segue desenvolvendo novos produtos e seguindo o modelo gratuito. Aproveitando o seu poder, continua investindo na conscientização das alterações climáticas, dos problemas de saúde pública mundial e da pobreza, com mais de US$ 100 milhões em incentivos concedidos desde 2004 através da Google.org.

5ª posição – GE

ge - as marcas mais valiosas em 2011

A GE se manteve estável (0% de variação) no ano de 2011 depois de dois anos em queda.

A empresa segue se movendo a partir das bandeiras de saúde e ecologia denominados ecomagination e healthymagination. A eficiência se tornou lema e ao inverstir simultaneamente nas duas bandeiras (o mais comum é focar apenas em ecologia ou alta eficiencia) a GE mostra poder e recuperação.

6ª posição – Mc Donald´s

Mc Donald´s - as marcas mais valiosas em 2011

A líder da categoria de fast-food teve um aumento de 6%, chegando aos US$ 35,593 bilhões.

Mc Donald´s continua sendo globalmente versátil, acessível e de confiança. A marca está embarcando em um ambicioso programa que exige que todos os seus fornecedores tenham produtos com gestão sustentavel da terra. Além disso, está fazendo movimentos para garantir que o óleo vegetal dos restaurantes seja convertido em biodiesel. Desde 2010 aproveitou a oportunidade para captar um novo público e impulsionar as vendas ainda mais, melhorar o seu café tornando-o mais premium e introduzindo suas opções de menu saudável – um movimento que deve ajudá-la a longo prazo. Isto, junto com o lançamento constante de novos conceitos de café e ambientes modernizados, coloca a atenção dos consumidores para consumi-lo em outras ocasiões.

7ª posição – Intel

Intel - as marcas mais valiosas em 2011

A Intel obteve um crescimento no valor da sua marca de 10%, totalizando US$ 35,217 bilhões.

A empresa encontrou duas formas de expandir o negócio: para além do PC e mercado de servidores, o lançamento de chips para tudo, desde telefones celulares a TVs inteligente, e criar maneiras de ajudar seus parceiros a melhorar os seus negócios por meio de um app store e na criação de um programa para desenvolvimento de aplicativos. Suas soluções agora contam com um ótimo desemprenho energético, indispensável para a mobilidade. Também abordou a questão da segurança, recentemente adquiriu a McAfee. Agora precisa equilibrar a força de sua herança nos PCs com a clara necessidade de se tornar uma marca que visa o futuro da computação, onde os telefones, TVs e carros são inteligentes. Só o tempo dirá se a marca, que atuou como o motor da informática nos últimos 20 anos, vai continuar a desempenhar esse papel para os próximos 20 anos.

8ª posição – Apple

Logo da Apple para o WWDC 2012

A única nova marca no top 10 é a Apple, com o incrível crescimento de 58%, chegando aos US$ 33,493 bilhões.

A empresa é mundialmente conhecida pela forte contrução da marca e constante investimento em tecnologia associado ao design. Pulou rapidamente de 17ª marca para a 8ª. Conseguiu colocar o modelo de tablet (já antigo no lançamento do iPad) na cabeça do consumidor, e ainda gera grande espectativa no lançamento dos novos modelos de celular, tables e computadores. A empresa também está investindo na nuvem, com o serviço iCloud, por exemplo.

9ª posição – Disney

disney - as marcas mais valiosas em 2011

A americana Disney obteve novamente um crescimento de 1%, tendo seu valor alcançado US$29,018 bilhões.

A Disney novamente alavancou sua história de qualidade e diversão em família, através de experiências limpas, parques bem geridos, grandes filmes e mercadorias em geral. Apesar dos sucessos na indústria de parques de diversões, devido a um declínio no turismo, incentivos como bilhetes gratuitos para o trabalho voluntário, bem como uma variedade de descontos sobre a admissão do parque e estadias em hotéis mantiveram a demanda pelos parques em alta. Enquanto a marca continua a se expandir, poderia ser mais inovadoras sobre a adaptação às necessidades dos clientes em diferentes partes do mundo, ao invés de apenas duplicar o que já fez no passado.

10ª posição – HP

hp - as marcas mais valiosas em 2011

A HP obteve um aumento de 6% e seu valor foi estimado em US$ 28,476 bilhões.

Ela continua expandindo seu portfolio de pordutos desde a aquisição da EDS em 2008, expandindo a marca HP para a categoria de serviços. A alta qualidade de diversificação do seu negócio com seu vasto público criam desafios únicos. Como se desenvolve em mais de um prestador de serviços e software, a HP precisa demostrar que a inovação conhecida no hardware será aplicado em seus serviços menos tangíveis. A diversidade dos seus concorrentes incluindo diferentes regiões, continua a exercer pressão sobre a marca, pois deve jogar a nível local e global. A empresa está trabalhando para unificar todas as empresas sob uma plataforma de marca HP: “Let’s Do Amazing.” O recente lançamento da campanha da marca tem como objetivo destacar a amplitude do portfolio e difundir consistência em todos os segmentos. A continuação de seu sucesso depende do compromisso com todas as unidades de negócios e um envolvimento afetivo da sua força de trabalho de 300 mil pessoas.

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