Blog

Interbrand | As marcas mais valiosas de 2010

21 SET

interbrand - as marcas mais valiosas em 2010

A consultoria Interbrand divulgou esses dias o ranking de 2010 das marcas mais valiosas do mundo. A lista começa com destaque para a Coca-Cola, que lidera a lista pelo 11º ano consecutivo e seis marcas que estão entre os 10 primeiros são da área de tecnologia.

Mas as marcas que mais ganharam valor foram: Apple (17ª posição) com aumento de 37%, Google (4ª posição) com aumento de 36%, Blackberry (54ª posição) com aumento de 32%, J. P. Morgan (29ª posição) com aumento 29%, Allianz (67ª posição) com aumento de 28% e a Visa (82ª posição) com aumento de 26%.

Por outro lado, as que mais perderam foram: Harley-Davidson (98ª posição) com queda de -24%, Toyota (11ª posição ) com queda de -16%, Nokia (8ª posição) com queda de -15%, Dell (41ª posição) com queda de 14%, Citi (40ª posição) com queda de -13% e a UBS (86ª posição) com queda de -13%.

Veja abaixo a lista dos principais destaques ou faça o download da pesquisa.

1ª posição – Coca-Cola

coca-cola - as marcas mais valiosas em 2010

A fabricante de bebidas e líder por 11 anos consecutivos na pesquisa obteve um crescimento de 2% em cima de seu valor de mercado do último ano para cá e acumulou US$ 70,452 bilhões.

Para a Coca-Cola, tudo está quase sempre indo muito bem. A promessa da marca é de diversão, liberdade e refresco e ressoa em todo o mundo mantendo-a sempre fresca e evoluindo. Mesmo sendo uma grande marca, opera tudo com muita rapidez, flexibilidade e inovação, se adapta aos mercados locais sem perder seu legado.

2ª posição – IBM

ibm - as marcas mais valiosas em 2010

A grande marca do setor de tecnologia teve um aumento de 7% no valor de sua marca, chegando aos US$ 64,727 bilhões.

A IBM fez 108 aquisições estratégicas nos últimos 9 anos para reforçar seu portfolio e continuar sua evolução contínua do hardware para o serviço e do conhecimento para a inovação. Através desta jornada, a marca se reinventou mais de uma vez, fazendo um grande trabalho na antecipação de áreas com grande potencial de crescimento. Hoje, a IBM ajuda seus clientes a atingir flexibilidade e vantagem competitiva para ter sucesso na economia interligada.

3ª posição – Microsoft

microsoft - as marcas mais valiosas em 2010

Outra grande marca do setor de tecnologia, a Microsoft teve um crescimento de 7% e sua marca foi avaliada em US$ 64,727 bilhões.

Com a última crise mundial, a Microsoft viu sua primeira queda acontecer, queda de 3% sobre US$60.4 bilhões no ano fiscal de 2008 para US$58.4 bilhões no ano fiscal de 2009. Recentemente ela tem focado seu tempo no lançamento de produtos classificados como defensivos, por exemplo: lançamento do Xbox para competir com o Sony Playstation, buscador Bing para competir com o Google, decidiram abandonar o Windows Kin Phone e deixaram de competir com o Apple Iphone, lançaram o Windows 7 para competir com o Linux e OSX Snow Leopard, atualizar outros softwares como o Visual Studio, Microsoft Office e Microsoft DirectX.

4ª posição – Google

google - as marcas mais valiosas em 2010

A gigante Google obteve um grande crescimento de 36% chegando ao seu valor de US$43,557 bilhões.

A Google continua crescendo e o desafio está conciliar sua promesa de marca “Não seja mau” com as realidades de uma poderosa marca global. Apesar de continuar aproveitando esta mensagem por meio de investimentos em Google.org (seu braço não tão filantrópico) e outras iniciativas, as suas informações de acesso de seus usuários e o que ele está fazendo com isso é cada vez mais examinado. Comprometida com um valor fundamental – a confiança, teve a privacidade de 176 milhões de usuários do Google Buzz violadas. Sem contar com o incidente que aconteceu na China com contas de ativistas invadidas no Gmail. Apesar disso, é indiscutível seu processo de inovação, expansão e diversificação.

5ª posição – GE

ge - as marcas mais valiosas em 2010

Pelo segundo ano consecutivo, a GE teve um declínio no seu valor e para esta pesquisa foi registrado uma queda de -10%, totalizando um valor de US$42,808 bilhões.

Considerando que o ano passado o problema em curso era a sua divisão de manutenção do consumidor que assolaram a marca, este ano é a falta de atenção da GE que se move a partir de sua iniciativa em produzir produtos denominados ecomagination e healthymagination. Enquanto ele continua a liderar em termos de sustentabilidade, este ano, a importância do verde diminuiu. Em vez disso, a eficiência é que se tornou o novo lema. A idéia é conduzir as práticas de gestão para captar novas oportunidades – essencialmente tendo um baixo custo, rápido desenvolvimento de modelo de negócio e traduzi-la para o mundo desenvolvido. Embora isso possa provar uma oportunidade, a falta atual de direção da marca, devido a transição acaba reduzindo seu valor.

6ª posição – Mc Donald´s

Mc Donald´s - as marcas mais valiosas em 2010

A líder da categoria de fast-food teve um aumento de 4%, chegando aos US$33,578 bilhões.

Mc Donald´s continua sendo globalmente versátil, acessível e de confiança, quando sua concorrente Burger King caiu na tabela. Lembrou mais uma vez seu valor diante da última crise mundial, mostrando-se forte e com raízes profundas. Aproveitou a oportunidade para captar um novo público e impulsionar as vendas ainda mais, melhorar o seu café tornando-o mais premium e introduzindo suas opções de menu saudável – um movimento que deve ajudá-la a longo prazo. Isto, junto com o lançamento constante de novos conceitos de café e ambientes modernizados, coloca a atenção dos consumidores para consumi-lo em outras ocasiões. A marca também foca em torno de sua cidadania empresarial, como em seus esforços de mídia social (em especial “Voice of McDonald’s”).

7ª posição – Intel

Intel - as marcas mais valiosas em 2010

A Intel obteve um crescimento no valor da sua marca de 4%, totalizando US$32,015 bilhões.

Em um ano que viu-se muitas empresas puxar para trás, a Intel ficou em seu curso, investindo bilhões de dólares para novas instalações e atualizações, o que acelerou o lançamento de novos processadores. Encontraram duas formas de expandir o negócio: para além do PC e mercado de servidores, o lançamento de chips para tudo, desde telefones celulares a TVs inteligente, e criar maneiras de ajudar seus parceiros a melhorar os seus negócios por meio de um app store e na criação de um programa para desenvolvimento de aplicativos. Ela também abordou a questão da segurança, recentemente adquiriu a McAfee. Agora precisa equilibrar a força de sua herança nos PCs com a clara necessidade de se tornar uma marca que visa o futuro da computação, onde os telefones, TVs , carros são por conta própria inteligentes. Só o tempo dirá se a marca, que atuou como o motor da informática nos últimos 20 anos, vai continuar a desempenhar esse papel para os próximos 20 anos.

8ª posição – Nokia

nokia - as marcas mais valiosas em 2010

A única marca não norte-americana que está entre as 10 mais valiosas do mundo é a finlandesa Nokia. Ela teve uma queda de -15% e seu valor foi estimado em US$29,495 bilhões.

Por anos, a Nokia foi vista como uma companhia comprometida em melhorar a comunicação, tornando-a acessível e funcional através de aparelhos criativos. No entanto, enquanto a Nokia certamente mantém a liderança do mercado global de celulares, a marca ficou para trás, onde os setores mais vantajosos do mercado se desenvolveram – mais notadamente, smartphones. A marca estava atrasado para chegar ao mercado com um produto atraente e é nesta nova categoria que o crescimento, a relevância e a conexão emocional com a marca é construída. Nokia também foi pega despreparada para o seguimento da explosão de aplicativos e sistema operacional em que são executados, tornando-se defasada. É para a marca para criar um ecossistema afetivo para seus produtos. Com estes desafios e pelo enfraquecimento do papel do hardware, a Nokia está vendo desafios claros à frente que poderão ser difíceis para se superar no curto prazo.

9ª posição – Disney

disney - as marcas mais valiosas em 2010

A americana Disney obteve um crescimento de 1% do ano passado para cá, tendo seu valor alcançado US$28,731 bilhões.

A Disney novamente alavancou sua história de qualidade e diversão em família, através de experiências limpas, parques bem geridos, grandes filmes e mercadorias em geral. Este ano, a marca orientadas para a juventude continua a cultivar uma forte presença da mídia social. Apesar dos sucessos na indústria de parques de diversões, devido a um declínio no turismo, incentivos como bilhetes gratuitos para o trabalho voluntário, bem como uma variedade de descontos sobre a admissão do parque e estadias em hotéis mantiveram a demanda pelos parques em alta. Enquanto a marca continua a se expandir, poderia ser mais inovadoras sobre a adaptação às necessidades dos clientes em diferentes partes do mundo, ao invés de apenas duplicar o que já fez no passado.

10ª posição – HP

hp - as marcas mais valiosas em 2010

A HP obteve um aumento de 12% e seu valor foi estimado em US$26,867 bilhões.

Ela continua expandindo seu portfolio de pordutos desde a aquisição da EDS em 2008, expandindo a marca HP para a categoria de serviços. A alta qualidade de diversificação do seu negócio com seu vasto público criam desafios únicos. Como se desenvolve em mais de um prestador de serviços e software, a HP precisa demostrar que a inovação conhecida no hardware será aplicado em seus serviços menos tangíveis. A diversidade dos seus concorrentes incluindo diferentes regiões, continua a exercer pressão sobre a marca, pois deve jogar a nível local e global. A empresa está trabalhando para unificar todas as empresas sob uma plataforma de marca HP: “Let’s Do Amazing.” O recente lançamento da campanha da marca tem como objetivo destacar a amplitude do portfolio e difundir consistência em todos os segmentos. A continuação de seu sucesso depende do compromisso com todas as unidades de negócios e um envolvimento afetivo da sua força de trabalho de 300 mil pessoas.

Tags:  

Gostou? Tem uma opinião? Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *